Quem é você?

A gente faz algumas coisas por tantas vezes e por tanto tempo que chega um momento que essas coisas parecem nos definirem, que são parte de quem somos e já não podemos “ser” sem elas.
E esquecemos que tudo o que fazemos, por mais tempo que seja, são hábitos adquiridos. Ninguém nasce com uma rotina determinada, nem com um certo hábito, profissão ou relacionamento.

O que você responde quando te perguntam sobre vc? As pessoas tendem a dizer: “sou advogada!”, “sou esposa de Cliclano!” ou “estudo tal coisa na faculdade tal”. Mas essas coisas não nos definem. Tais coisas sim, podem dizer sobre as suas escolhas – ou não – e podem ser que levem as pessoas à ter uma visão bem superficial pra poderem imaginar – só imaginar – quem vc é, mas elas não podem te definir. E essas respostas surgem até quando nós mesmos nos perguntamos sobre a nossa identidade, e muitas vezes nos tornamos “reféns” dessas respostas.

Há um tempo atrás, eu passava muito tempo – praticamente o dia todo – na faculdade, e não era nada difícil ver estudantes reclamando por ter que estudar (redundante, não?). Isso quando não estavam fazendo “anotações” proibidas (pegaram a minúncia, né?) nas suas roupas e até na pele. Como poderiam? Eles iriam se tornar profissionais da saúde em alguns anos e lidariam com VIDAS todos os dias. Estudar não é questão de tirar uma boa nota ou passar na matéria, especialmente quando se estuda na área da saúde. Mas o que levavam eles a agirem assim? Suas respostas, creio eu. Deve ser muito orgulho pra um pai dizer que seu filho seguiu a tradição da família e se tornou médico, ou ainda responder “sou farmacêutico!”. Só que não é esse o ponto.

Eu te pergunto: o que é essencial na sua vida? Quero dizer: o que vem da sua essência? O que te faz “te encontrar”? Essa voz que te faz escolher entre uma coisa ou outra, que te faz diferente de todas as outras pessoas, ela sim pode te definir. O triste é que, às vezes, nem a ouvimos, porque o que ela pede não é o que está em nossos planos, ou porque temos outras prioridades no momento. E passamos tanto tempo cumprindo um papel que não escolhemos para nós, vivendo uma vida que não é nossa.

Podemos até colocar um pouco de nós em tudo o que fazemos, mas tudo o que fazemos só pode mostrar um pouco de nós.

Somos capazes de tantas coisas! Existem coisas que a gente pode amar de todo o coração que ainda nem conhecemos. Por isso, a parte mais importante é nos permitir.

Permita-se mudar de ideia, e mudar de novo depois.

Permita-se fazer pela primeira vez coisas novas, ou fazer várias vezes uma mesma coisa pela primeira vez.

Permita-se sentir algo novo, mesmo depois de já saber lidar perfeitamente com os sentimentos conhecidos.

Não tenha medo do desconhecido. Novas experiências só podem te fazer crescer. Arrisque.
O fracasso não existe. Só existe algo sair como se planejava ou de uma forma inesperada. E se o resultado não for como você desejava, tente pela primeira vez de novo.

A vida nos dá tantas possibilidades! Não fique preso às suas respostas. Melhor do que ter respostas prontas, é ser cada dia uma pessoa nova. ;)

Pra ouvir:

Esse texto também me fez lembrar de uma cena de um dos meus filmes favoritos:

Obrigada por ler até aqui! Espero que tenha gostado.

Beijos! ♥

0 respostas

Comente aqui!

Quero saber a sua opinião
=)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários