6 passos para organizar o seu feed do Instagram

Oieee! Tudo bem?

Ainda não acredito que chegamos à MIL corações no Insta! Fico muito feliz por encontrar pessoas que valorizam as pequenas felicidades da vida, como eu.

E pra comemorar, vamos falar sobre essa rede social – maravilhosa – que nos conecta mais à cada dia! :D

Quase que todo dia escuto as mesmas perguntas: “Bia, como vc faz pra ter um feed harmônico?”, “Como faz pra ter um feed organizado?”, “Bia, me conta o que devo fazer pra ter um feed lindo!” e por aí vai…

Então decidi agradecer você – que faz parte dessa turma de gente linda ♥ – com um post bem lindão e recheado de dicas, pro seu feed do Instagram ficar mais lindo e organizado!

Confesso que fiquei meio sem jeito de escrever esse post, porque eu não sinto que sou “expert” nesse assunto, mas – com muitos erros e acertos – aprendo mais à cada dia.

Além do mais, muitas de vocês sempre me deixam muito carinho lá no Insta e me estimularam a escrever esse post com as dicas que eu aprendi. Muito obrigada, gente! Vocês são demais! ♥

Vem comigo!

Quero um feed lindo e organizado. Por onde começar?

A primeira coisa que você precisa entender é que não existe regra fixa, na hora de organizar o seu feed.

Tem gente que fala que as fotos devem estar na ordem “assim” ou “assado”, mas acredito que não. Cada pessoa tem o seu estilo, e você deve explorar esse estilo pra fazer um feed totalmente seu.

Já vi feeds que mudam a cor principal à cada 9 fotos, que intercalam frases e fotos, que só seguem as mesmas cores pra deixar o feed harmonioso, sem se importam com a ordem das fotos… Acredito que o mais importante é colocar a sua identidade e fazer do seu feed, seu cantinho.

Por isso, as dicas que vou falar aqui são sobre o meu cantinho, mas você tem toda a liberdade pra criar e inventar um jeito só seu! ;)

1- Baixe um aplicativo mágico pra te ajudar

Esse caminho é um tanto longo, e você vai precisar de ajuda. Pra isso, instale um app que seja seu “amigo” nessa caminhada rumo à organização do seu feed. Eu uso – e super indico – o UNUM. Ele me oferece tudo o que eu preciso, mas existem vários outros que você pode ir testando e ver qual se adapta melhor ao seu dia-a-dia.

Basicamente, esse app te permite montar o seu feed antes de você postar as fotos. Assim, você consegue ver se as fotos ficam em harmonia lado a lado, mesmo antes de postar, e consegue criar uma ordem pra saber qual é a próxima foto a ser postada.

Reparem no print que as fotos da parte de baixo estão com o ícone do Insta, mostrando que elas já foram postadas. As outras fotos me mostram em qual ordem devo postar pra manter a harmonia.

2- Organize as fotos

Eu gosto de organizar as minhas fotos por cor. Eu intercalo duas principais cores e sempre, sempre mantenho e destaco o rosa, minha cor favorita. É essa a minha principal preocupação. Mas também analiso a composição da foto. Por exemplo:

Reparem como três fotos de livros juntas, faz o feed perder o ritmo.

Já essa foto da carteira, além de separar os livros, tem uma composição bem “clean”, deixando o feed mais leve.

Superdica da Bia: Use fotos coringa na hora de mudar de cor. As fotos coringa ficam em harmonia tanto com a cor já usada, quanto com a cor nova, deixando a transição mais leve.
Se vocês quiserem, posso escrever um outro post falando como componho as minhas fotos e como escolho as cores. É só pedir nos comentários! ;)

Nesse caso, (olhe de baixo pra cima) a transição foi de rosa pra azul. A foto de baixo era completamente rosa; nas próximas 2 fotos o rosa ainda domina, mas aparece a fitinha azul e na de cima, um livro todo azul, mantendo o rosa bem de leve, no pijama.

Aqui foi o contrário, a cor de destaque era azul, que foi se juntando com o rosa. E na última foto da transição, temos o rosa, tanto no livro, quanto no suéter.

3- Use SEMPRE o mesmo filtro

Não é obrigatório – como nenhuma das dicas aqui – usar filtros, mas se quer deixar as fotos com a mesma “carinha”, eles ajudam muito.

E pense bem quando for escolher seu filtro, porque você deve usar o mesmo filtro em todas as fotos. Sim! Usar o mesmo filtro, junto com a sua personalidade própria na hora de clicar o mundo por aí vai ajudar os seus seguidores a olhar e pensar “essa foto é da fulana” sem mesmo olhar que foi você que postou.

Superdica da Bia 2: Antes de definir qual filtro você vai usar, teste em várias fotos. Observe bem como ele muda as cores e as texturas em diferentes imagens e analise se esse estilo tem a ver com a sua personalidade e se é como você quer.

O filtro que usei na foto da esquerda não combina com o meu estilo de fotografar, nem com as coisas que eu sempre fotografo. E faz a foto perder a mensagem que queria transmitir.

Existem vários apps de edição de fotos com filtros legais. Eu uso o Snapseed e o VSCO.

4- Ajuste o balanço de branco

Minhas fotos são sempre clarinhas e em tons pastéis. É assim que eu fotografo. É a minha fotografia, minha visão de mundo. E por branco ser sempre muito presente nos meus clicks, eu preciso ajustar o balanço de branco (white balance – WB) em todas as fotos.

Claro que se o seu estilo de fotografar use cores mais vivas, mais vibrantes, às vezes pode nem fazer tanta diferença. Mas colocar duas fotos, lado a lado, de fundo branco em tons diferentes fica muito estranho.

Acho que essa é a parte mais difícil, porque edito a foto e coloco uma ao lado da outra pra comparar. Se estiverem diferentes, tenho que ajustar o WB de novo, e de novo, e de novo…
Mas, no final, dá certo! ;)

Balanço de branco amarelado

Balanço de branco corrigido

A foto da carteira está com balanço azulado e a foto de baixo, amarelado. Falta harmonia!

5- Encontre a sua fotografia

Talvez essa seja a dica mais importante.

Não pense que você tem que ter “tal coisa” pra tirar fotos lindas. Você pode até pensar “ah, mas eu não tenho uma estante de livros perfeita”, “ah, mas eu não tenho funkos bonitinhos”, blá-blá-blá!

O que faz a sua fotografia é a sua visão de mundo. Quem você é e não o que você tem. Se você gosta de fotografar flores, vá em frente! Ande pelo bairro encontrando a beleza perto de você. Se você gosta de cozinhar, tire fotos de comidinhas gostosas que você faz. Tenho certeza que vai encontrar gente com os mesmos amores que você.

Eu jamais tinha encontrado alguém que amasse tanto papelaria quanto eu. E depois do Insta, – pra minha total surpresa – fiz muitas amigas que também têm essa paixão.

Por isso, encontre um filtro com o seu jeitinho, componha as suas fotos usando a sua personalidade e se joga, menina!

6- Persista!!!

Ter um feed lindo e organizado não acontece do dia pra noite, não!

Pense no seu cantinho como uma parede, onde cada foto é um tijolinho. Dia após dia você precisa adicionar esses tijolinhos com cuidado, e uma descuidada pode fazer o seu feed perder o ritmo, e você vai ter que começar tudo de novo. Mas por mais “chatinho” que seja cuidar de cada foto, ver toda essa harmonia depois é especial! ♥

Espero que eu tenha conseguido explicar, e que essas dicas te ajudem pra você ter um feed lindo, lindo!

E que tal usar a #FeedLindoJá pra eu acompanhar??? ;)

Ah, e se você gostou desse post, não esqueça de deixar o seu amor aqui nos comentários e me falar se quer um post sobre composição de fotos!

Mil beijos! ♥

10 respostas
  1. Karoline Lima
    Karoline Lima says:

    Sempre tive dificuldades pra deixar meu feed harmonioso, acho mujto difícil. Não consigo achar um filtro que deixe todas as fotos como eu quero :(
    Mas ultimamente até que estou co seguindo deixar as fotos combinando, uma colega me indicou que eu colocasse o mesmo objeto em todas as fotos, e está dando super certo <3

    Amei suas dicas.

    Responder
    • Bia
      Bia says:

      Oi Karol!
      É bem difícil encontrar um filtro que tenha o nosso jeitinho mesmo.
      Adorei essa ideia de manter um objeto em todas as fotos!
      Que bom que gostou das dicas! Vou te fazer uma visita lá no Insta.

      Responder
  2. Daniela Barboza
    Daniela Barboza says:

    Menina , eu fico doidinha. ..muitas vezes sai dos trilhos , a foto fica com a iluminação diferente e não há edição que deixei parecida com a outras . As vezes tá bonito , às vezes fica uma zona … Mas acabo deixando pra não pirar ..haha … Não é fácil manter um feed lindo. Ah já tentei usar o UnUn, mas não entendi nada como.funciona. ( a lerda ) vou instalar de novo e tentar.. Bjao lindona !

    Responder
    • Bia
      Bia says:

      Hahahaha! Acontece… Mas, pra mim, seu feed é sempre lindo e inspirador! ♥
      Dê uma segunda chance pro UNUM! Ele me ajuda muito!
      Te vejo no insta, lindinha!
      :*

      Responder
  3. Luana Souza
    Luana Souza says:

    Como você é fofinha hehe. Senti como se estivesse conversando com você por meio do post.
    Todos os apps que você citou eu já uso, mas não consigo deixar meu feed tão organizadinho por ser muito eclética! Mas algo que tem me ajudado a gostar mais do meu é usar uma só linha de edição. O Afterlight é atualmente um dos meus aplicativos favoritos. De toda forma, tem um monte de dicas que consegui absorver *-* Ah, e as fotos ficaram lindas!!

    xoxo :*

    Responder
    • Bia
      Bia says:

      Você que é uma fofa, Luh! ♥
      Que legal saber que parecia eu falando! É tão bom quando isso acontece, né? Mas quem sabe a gente se encontra na “vida real” um dia?!
      Eu adoro o seu estilo de edição. Quando aparece uma foto sua no meu feed, sinto que é você! :)
      Nunca testei o Afterlight, mas vou testar!
      Bom saber que as dicas foram úteis pra vc!
      Obrigada, lindinha!
      Beijos!

      Responder

Comente aqui!

Quero saber a sua opinião
=)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários