Tudo o que você precisa saber antes de comprar da China

Oieee! Tudo bem?

Sempre que digo que compro coisas da China, as pessoas me enchem de perguntas. Então decidi escrever esse post pra tirar essas dúvidas e dar algumas dicas que aprendi, e que me ajudam – e muito – na hora de comprar da China com segurança.

Espero te ajudar a criar coragem pra aproveitar as ofertas da China e fazer comprinhas incríveis! :D

Ah, e apesar de existirem vários sites que vendem da China, o que eu sempre compro e mais confio é o AliExpress. Lá encontro vários produtos e um preço muito bom! Então, todas as dicas que vou dar nesse post são sobre a minha experiência no Ali e as fotos são de produtos que comprei lá.

É confiável comprar da China?

A primeira coisa que você deve saber antes de comprar, é que o Ali funciona como o Mercado Livre, ou seja, o Ali não “vende” nada. Ele é um site onde vendedores se cadastram pra vender os seus produtos.

Por isso, não existe isso de “ser seguro” ou não. Depende do vendedor que você escolheu comprar. Então tenha cuidado na hora de escolher um!

Escolhendo um vendedor
Na hora de escolher um vendedor, você deve prestar atenção na sua classificação. Primeiro os vendedores ganham medalhas, e depois de 5, passam a ter 1 diamante, e depois de 5, passam a ter 1 coroa. Assim, comprar de vendedores que tenham 1, 2 coroas é – tecnicamente – mais confiável do que comprar de um vendedor que tenha 1 medalha.

O Ali também diz há quanto tempo aquela loja existe. Isso é muito importante, porque se um vendedor tiver muitas avaliações ruins, o site “fecha” a lojinha. Então lojinhas mais velhas são mais confiáveis.

Depois de analisar o vendedor, vejo a classificação do produto e as avaliações e comentários de outros clientes. Aqui você já vai ter uma ideia melhor se aquela lojinha empacota direitinho, se não demora pra enviar, e se dá garantia de recebimento… E tudo isso vai te ajudar a escolher entre tantos – tantos e tantos – vendedores diferentes.

Outra coisa que considero é se a loja dá algum tipo de desconto ou algo assim. Por exemplo, algumas lojas cobram um frete fixo, sem depender da quantidade de produtos. Então eu prefiro comprar vários produtos na mesma loja e de uma só vez, ao invés de pagar o rastreamento várias vezes.

Dica da Bia: Algumas lojas oferecem a opção de rastrear ou não, e cobram por isso separadamente. Eu sempre prefiro pagar o rastreamento e saber onde estão minhas comprinhas do que ter que esperar até o último dia do prazo de entrega. Mas essa é a minha opinião, você pode escolher o que preferir. ;)

Por que comprar da China?

Eu amo comprar da China! Hahaha!

Além do preço ser beeeem menor quando comparamos com lojas do Brasil, muitas coisas que vejo por lá não encontro aqui. Lá é o paraíso kawaii, em tudo: roupas, acessórios, itens de decoração, papelaria… Ain, eu amo! 

  • Sim, é uma capinha de pão! Ela é macia e tem até cheirinho! :)

  • Organizador de fios de gatinho. Muito fofo, né?

As compras realmente chegam?

Já compro da China há muito tempo e – sim – já tive alguns problemas.

Uma vez comprei algumas blusinhas que os Correios fizeram o favor de entregar no endereço errado. Pois é! Até hoje não entendi como fizeram isso. O CEP estava certo e o endereço também, mas eles entregaram em outro lugar. No fim da história, o vendedor se recusou a mandar outro produto e os Correios alegaram que não poderiam fazer nada, então perdi meu rico dinheirinho. :c

Uma outra vez, o Correios perdeu o meu produto, e não recebi durante o prazo. Mas entrei em contato com o vendedor – que era um amorzinho -, que me mandou o produto de novo. Ou seja, das duas vezes que tive problemas, foram com os Correios, não com o vendedor.

Mas durante todo esse tempo que sou cliente – fiel – do Ali, só tive esses dois problemas.

Quanto tempo demora pras compras da China chegarem?

Isso depende.

Moro em São Paulo e as minhas comprinhas demoram cerca de 3 meses pra chegar. Mas depende do tempo que o vendedor leva pra enviar seus produtos, da época do ano, e até do produto que você comprar.

Comprinhas feitas em Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro demoram mais pra chegar.
Eletrônicos e objetos grandes também demoram mais e correm um risco maior de serem taxados. Uma vez comprei bichinhos de pelúcia e precisei ir nos Correios – novidade?! – pra pagar uma taxa; por sinal, mais cara do que o próprio produto. >:/

Agora, com objetos de decoração pequenos e itens de papelaria, nunca tive problemas. Sempre valeu a pena! :)

Outra dica é preferir comprar das lojas que você já conhece. Comprou? Gostou? Por que não dar preferência? E não se esqueça de sempre deixar a sua avaliação, enviando fotos e comentários pra ajudar os outros compradores! ♥

Só pra frisar: Esse post não é patrocinado e mesmo que fosse, daria a minha opinião sincera. ;)

Espero que contar as minhas experiências e compartilhar algumas dicas que aprendi comprando da China tenha te inspirado e dado aquele empurrãozinho que faltava!

Esse post foi útil pra você? Então compartilhe! :)

Tem mais alguma pergunta? Dica? Então deixa aqui nos comentários!

Mil beijos e boas compras!!! ;)

5 respostas
  1. Luana Souza
    Luana Souza says:

    Você poderia fazer um post indicando suas lojinhas favoritas hehe Ainda sou novata em compras na Aliexpress. Comprei um kit de canetas igual a esse da foto e, acredite, não demorou nem dois meses pra chegar. Estou pensando em comprar outro, afinal gostei muito. Agora estou esperando ~ansiosa~ o meu kit de selos vintage chegarem (!).

    Adorei a postagem *-* beijos, chuchu!

    Responder
    • Bia
      Bia says:

      Obrigada pela sugestão, Lu!
      Pode deixar que vou preparar esse post!
      Essas canetas são tão fofas, né? E chegaram rápido, hein?!
      Ah, mostra pra gente seus selos? Fiquei curiosa! :D
      Que bom que gostou do post!
      Beijos, Lu lindinha! ♥

      Responder

Comente aqui!

Quero saber a sua opinião
=)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários