5 Passos pra poupar money e realizar sonhos

Money, dindim, bufunfa, cash. Não importa como vc chame, mas dinheiro é sempre bem-vindo. Quem nunca deixou de comprar o sapato que tanto queria ou de fazer aquela viagem tão sonhada por falta dele? Todos nós passamos por isso, porque apesar de ser fácil demais gastar dinheiro, ganhar não é tão fácil assim, quem dirá poupar!

Mas se você chegou até esse post, é sinal que tem interesse e disposição em aprender a controlar seus gastos e ficar dentro do orçamento. Isso já é um bom começo! :D

Já vou adiantando que não sou nenhuma expert nesse assunto, mas essas dicas têm me ajudado muito e tento me aprimorar à cada dia, pois sei que poupando um pouquinho de cada vez, conseguimos realizar grandes sonhos.

Quando comecei a controlar as minhas finanças, estava totalmente perdida. Não sabia como gastava meu dinheiro, só sabia que gastava tudo.

Aí, meu anjinho poupador – vc mor – me ensinou que por menor que seja a nossa renda, sempre é possível guardar um pedacinho do todo.

Foi aí que decidi me juntar à essa causa. Pra começar, comprei um app que indico pra todo mundo – sim, consumidora como sou, comecei gastando, mas sinto de verdade que foi um investimento! Pra baixar: iOS, Android – e passei à anotar e controlar todos os meus gastos por lá. E pra minha surpresa, percebi que muita coisa com o que eu gastava era bobeira: doces (especialmente chocolate e sorvete), produtos de beleza (tipo a linha timewise inteira da Mary Kay) e roupas (que eu nem precisava tanto assim). Então fica a primeira dica:

Saiba com o que gasta o seu dinheiro

Sabendo qual era o “ralo” que levava minha graninha suada embora, comecei a reduzir meu gasto com essas coisas. E quando digo “reduzir” não quero dizer que a partir de agora vc deve parar de comprar sorvete e chocolate pra sempre. Não é isso. Controlar suas finanças é um exercício diário, é questão de reeducação e não é cortando tudo que vamos ficar ricas. Calma! Você tem que se sentir bem e ver no dia a dia que diminuindo os seus gastos bobos vc alcançará coisas maiores, mas não vá se torturar!

Reduza gastos desnecessários

O próximo passo foi definir o quanto eu gastaria com as diferentes atividades do meu dia-a-dia. Então contabilizei o quanto gastava com transporte, com alimentação (comida de verdade), e deixei um valor pequeno pra gastos livres. Esse dinheirinho me educou a me questionar se eu realmente queria o que estava comprando. Se eu gastasse todo esse dinheirinho no Starbucks e depois encontrasse a blusinha da minha vida, sabia que só poderia – depois de chorar – esperar que ainda encontrasse aquela blusinha no mês seguinte. Ah, e -só pra garantir – bani meu cartão de crédito. Foi fazendo essa “divisão” que consegui definir o quanto deveria ter na conta no final do mês e criei metas.

Quando digo metas, não falo só em definir um valor pra guardar. Nessa fase é super válido imprimir aquela foto da estátua da liberdade ou da bolsa linda e colar onde você olhe todos os dias.

Dica: Se o seu objetivo é viajar, entre no clima! Não tenha medo de “estar sendo boba”. Acredite! Escolha um hotel, encontre as passagens, os passeio que quer fazer, quanto dinheiro quer levar pra comprinhas, tudo! E crie um plano de ação, sobre o quanto precisa juntar e pra quando.

Crie metas

Depois que já tinha o meu plano traçado, era só monitorar. Tanto pra saber o meu desempenho em cumprir as metas, quanto pra alimentar a ansiedade de realizar o desejo e a vontade de poupar cada vez mais, pra que se realizasse logo. É sempre animador saber que o seu esforço está te levando à algum lugar, ainda mais se esse lugar é perto de algo que vc quer muito.

Monitore

Continue aprendendo com essa experiência todos os dias, monitorando o seu desempenho e analisando como seria possível melhorar cada vez mais, pra realizar a sua vontade mais rápido, e pra poder sonhar maior.

Melhore

Espero que tenha te inspirado e ajudado com essas dicas. Não desista do que vc quer. Vá atrás! Com vontade, dedicação e perseverança, você consegue!

Ninguém nunca é um perdedor enquanto não para de tentar

– Mike Ditka

P.S.: Esse post não é patrocinado e mesmo que fosse, daria a minha opinião sincera. ;)

O que você quer alcançar? Bora praticar essas dicas?
Quando começar, volta pra me contar? Vou te esperar!

Beijos!

10 respostas

Comente aqui!

Quero saber a sua opinião
=)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *